top of page

dicionário sustentável

     Fast fashion: com tradução literal de "moda rápida", é o equivalente ao fast food da roupa, em que peças são produzidas, consumidas e descartadas de maneira veloz. O modelo de consumo depende de uma alta demanda de mercadorias e costuma oferecer preços mais baixos ao consumidor. Exemplos de lojas brasileiras que seguem o fast fashion são C&A, Renner, Riachuelo, Marisa e Hering

.

     Slow fashion: surge como uma alternativa ao fast fashion. Neste modelo, há a preocupação com o meio ambiente e uma responsabilidade social. A produção e o consumo são menores e mais lentos, há o encorajamento a modelos de negócios alternativos. Ainda apoia condições justas de trabalho e ao desenvolvimento profissional de comunidades locais. A ideia é que as roupas sejam de melhor qualidade, durando mais tempo e causando menores danos ao meio ambiente, mesmo sendo mais caras.

     Upcycling: é um processo que transforma sobras de tecidos das fábricas ou roupas descartadas em peças novas, atribuindo novo significado à peça. 

     Lowsumerism: junção de low (baixo)  e consumerism (consumo), é um movimento que defende menor consumo. A palavra vem sendo utilizada desde que a agência de pesquisa Box1824 lançou o vídeo "The Rise of Lowsumerism".
 

     Armário-cápsula: é uma alternativa para o consumismo. Trata-se de uma pequena seleção de roupas, geralmente básicas, que podem fazer um grande número de combinações entre si e dispensam a compra desenfreada de outras peças para completar o guarda-roupa. 

     Sustentabilidade: capacidade de satisfazer as suas necessidades sem colocar em perigo as gerações futuras. Esse conceito integra questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais. Para algo ser considerado sustentável, precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

     Economia solidária: segundo o Ministério do Trabalho, é o "conjunto de atividades econômicas – de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito – organizadas sob a forma de autogestão".

     Co-sewing: coworking para atividades relacionadas a moda.

 

     Markerspaces: espaços comunitários e equipados com ferramentas para a criação de projetos e trabalhos de manufatura. Muitas pessoas de associam nesses espaços para aprender a produzir em comunidade.

 

     Greenwashing: quando uma organização (em geral empresas ou o governo) oferece uma imagem de ecologicamente responsável quando, na verdade, tem uma atuação contrária aos interesses ambientais. 

Um guia dos termos usados na moda sustentável. 

bottom of page